domingo, 27 de dezembro de 2015

O Mundo Fenomenal em Gestalt.


Fenômenos são tudo aquilo que aparece, ou seja, a totalidade do que há na luz do dia ou que pode ser trazido á luz. Fenômeno é igual a aparência.
Nesse sentido, pode-se pensar que fenômeno é o seguinte: o-que-se-mostra-em-si-mesmo.
Assim entende-se por Fenomenologia uma concepção metodológica, que não caracteriza o porquê, mas o como dos objetos.
O objetivo da exploração fenomenológica da gestalt é a awareness. Um fenomenólogo estuda a awareness pessoal e também a awareness do próprio processo passado.
Nas experiências anteriores temos a auto regulação, que é organísmica confia nosso bem estar ao cuidado de um ser interno que se esforça inerentemente por ser saudável.
Temos uma hierarquia de necessidades, que continuamente se desenvolvem, e organizam as figuras de experiência e depois desaparecem.
No futuro, temos as expectativas, aceitação da realidade possível, que é a realidade que ela pode contatar. A auto regulação organísmica inclui três fenômenos: percepção, aceitação do que existe e consciência da necessidade dominante. Então o presente é a única realidade possível
Quanto a awareness, podemos dizer que é uma forma de atenção sobre a forma, uma reflexão da forma em si mesma. Possuímos  uma hierarquia de necessidades que continuamente se desenvolvem e organizam, ou seja,  não é estática, é um processo de orientação que se renove a cada instante.
Entrar em contato com o mundo é o reconhecimento do ambiente, é um processo de estar em vigilante contato com os eventos mais importantes do campo indivíduo- ambiente.
É experenciar o contato com a própria existência. Aceitação da realidade possível, realidade que ela pode contatar.
A awareness é eficaz apenas quando fundamentada e energizada pela necessidade atual dominante do organismo. Sem energia, entusiasmo e emocionalismo do organismo, sendo investido na figura emergente, a figura não tem significado, poder ou impacto.
Expandir-se é estar consciente do que se passa dentro e fora de si no momento presente, em nível mental, corporal e emocional.
Representa o autoconhecimento. A pessoa consciente sabe que tem alternativas e escolhe a melhor para o momento.
Aceita a realidade possível, realidade que ela pode contatar.



SITE DO GESTALT-CENTRO DO RIO GRANDE DO SUL

Nenhum comentário:

Postar um comentário